malaAna Montalvo/Moment/Getty Images

Ele tem andado com certa desenvoltura pelos gabinetes na Prefeitura de Santos. Tudo indica que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa vai nomear Júlio Eduardo dos Santos, braço-direito do deputado federal Beto Mansur, o novo secretário de Desenvolvimento Urbano da Cidade. O anúncio pode acontecer ainda nesta sexta-feira. Ele entra na vaga do funcionário de carreira e arquiteto Nelson Gonçalves de Lima Júnior.

Caso Júlio assuma, ele chega com uma grande missão: acalmar os empresários da construção civil de Santos. O fiel escudeiro de Mansur terá de tirar da gaveta e rever a Lei de Uso e Ocupação do Solo. A revisão está pronta há mais de um ano. Os construtores ficaram bem irritados com a primeira versão considerada “técnica”. Houve um recuo e a revisão não saiu.

A primeira versão considerada bem moderna fez com que os técnicos da Secretaria percebessem que o empresariado não deixaria que ela passasse na Câmara.

Até o prefeito teria sido pressionado e teria prometido uma legislação “mais favorável” aos empresários.

A nomeação de Julio para a Sedurb tem duas leituras. Beto Mansur coloca uma pessoa de sua confiança na Administração Paulo Alexandre e garante que a lei será revisada e agradará e muito aos empresários, já que o novo secretário e conhecido por ser “muito acessível” e bom de diálogo.

Perguntar não ofende

Em 2016, quantos dias a diretora-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, Vera Raphaelli, deu expediente no equipamento municipal?

a) 365
b) Sete
c) Zero
d) Um
e) Nenhuma das respostas anteriores