Uma das grandes dúvidas entre os lojistas está logo ali na vitrine: o que colocar para chamar mais a atenção dos clientes? A resposta já chegou com a ajuda da tecnologia por meio de uma plataforma de análise e monitoramento de fluxo inteligente chamada Strategy, desenvolvida pela startup brasileira Near2.

 

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Utilizando sinais como Wi-Fi e Bluetooth, o Strategy faz comparativos de vitrines por meio de sensores discretos instalados no interior dos estabelecimentos comerciais e redes de varejo. Os sensores identificam com precisão o posicionamento do cliente dentro ou mesmo apenas dando uma olhadinha nas vitrines, e assim monta dados com a quantidade de visitas e a duração de cada uma que as diferentes vitrines montadas receberam.

As análises são enviadas  para os celulares dos responsáveis pelo empreendimento comparando as diferentes vitrines e datas.

Além disso, o Strategy também analisa e compara outros dados, como as datas e horários que a loja ou mesmo um shopping recebe mais visita, observa se a gestão de estoque é feita de forma correta ou se há desperdício, o tempo de permanência do cliente no estabelecimento e onde ele mais fica posicionado. E tudo de forma anônima e de acordo com as leis de privacidade. Atenção: o Strategy não pega nenhuma informação pessoal do cliente.

“Funciona da seguinte forma: registramos as atividades das pessoas em frente à vitrine de forma anônima e não invasiva. Usando Wi-Fi ou Bluetooth, fazemos o tracking individual do consumidor e assim monitoramos a quantidade de pessoas entrando e saindo de suas lojas em tempo real. Com isso, sabemos, de forma fácil e precisa, quais os dias e horários de pico de suas lojas, comparando o desempenho de cada uma, gerando dados confiáveis para que todas cheguem no mesmo nível. Nossos sensores são importados da Alemanha e contam com tecnologia de ponta, sendo atualizados constantemente via internet de forma automática, o que facilita a manutenção dos mesmos para uma melhor captura dos dados “, diz Gustavo Silva, CEO da Near2.

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O intuito do Strategy é aumentar as taxas de convergência e de ticket médio otimizando as ações de marketing com base nos relatórios gerados pelo sistema, criando assim respostas rápidas para qualquer problema cotidiano de uma loja, empresa ou até mesmo um shopping.

Com a utilização de três sensores, é possível detectar zonas frias ou quentes dentro do estabelecimento, e, dessa forma, entender melhor o comportamento do cliente.

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A conferir.