Cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP-Unicamp), Ricardo Jacob é professor, pesquisador e especialista em implantodontia, atuando em Piracicaba, Interior do Estado e cidades vizinhas. Também é consultor científico da empresa Emfils de implantes dentários que é, hoje, uma das que mais investem em pesquisa no mundo. Ela possui um grupo de pesquisadores na Universidade de Nova York – NYU e, no Brasil, suas pesquisas estão sob a responsabilidade de Jacob na Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-Unesp), sob a orientação da Profª Roberta Okamoto.

Rodrigo Neiva reside nos EUA há quase 15 anos, já foi professor na Universidade de Michigan e hoje é professor e chefe do Departamento de Periodontia e Implantodontia na Universidade da Flórida. Natural de Curitiba-PR, Neiva foi para os EUA para iniciar sua pós-graduação (MSD e PHD) e lá construiu sua carreira e fixou residência. Hoje, é autor de alguns capítulos de livros e já proferiu palestras em mais de 20 países.

Jacob e Neiva são parceiros de pesquisas desde 2014. Neste ano, Jacob idealizou um evento em Piracicaba – “Conect – Intercâmbio Científico EUA X Brasil – A Implantodontia Fundamentada em Ciência” – e convidou o amigo para palestrar. O objetivo foi trazer à tona todo embasamento científico e esforço e dedicação de inúmeros pesquisadores dentro dessa especialidade. As palestras foram realizadas no início de novembro e contaram com 100 pessoas presentes, não só profissionais da região como de outros estados.

Os professores Rodrigo Neiva e Ricardo Jacob – Foto: Rafael Pazzini

A parceria e as novidades

Como é de praxe nos encontros entre os dois, Neiva aproveitou a viagem para trazer a Jacob um item recém-lançado no mercado dos EUA. Trata-se de uma membrana de lenta absorção (cerca de oito meses) que funciona, ao mesmo tempo, como barreira para enxertos ósseos e como enxerto gengival nos procedimentos de Regeneração Tecidual Guiada (RTG). Não há perspectiva de vinda deste item para o Brasil, porém Jacob já conta com algumas para a realização de pesquisas laboratoriais.

Já o assunto mais esperado, e ápice da palestra de Neiva, foi o curso teórico sobre osseodensificação, uma técnica de sua própria autoria e ainda pouco conhecida no Brasil. A osseodensificação, ao contrário dos procedimentos tradicionais, de perfuração óssea, não escava o tecido ósseo. Ela preserva a massa óssea de modo que o tecido seja simultaneamente compactado e autoenxertado de dentro para fora e de fora para dentro simultaneamente, formando uma osteotomia (dissecção cirúrgica de osso) com uma camada densa de tecido ósseo compactado ao longo das suas paredes.

Para tal, faz-se necessário um kit de brocas especiais desenvolvidas por Neiva, em conjunto com outros pesquisadores, cuja patente é mundial e de propriedade exclusiva por dez anos, ou seja, não podem ser copiadas. Jacob já vem utilizando essas brocas em pesquisas laboratoriais. Segundo ele, a comercialização do kit tem previsão para ser liberada no Brasil apenas em meados de 2019.

Neiva também falou sobre técnicas e pesquisas com biomateriais para regeneração óssea, sendo que muitas delas já vêm sendo amplamente utilizadas por profissionais nos EUA, mas ainda não estão disponíveis para a comercialização no Brasil. Muitas dessas, talvez nem cheguem até os nossos profissionais. O TIGRAN®, por exemplo, é um biomaterial composto por grânulos de titânio, já bastante utilizado por implantodontistas europeus, mas, provavelmente, não chegará até nós.

“Felizmente, hoje tenho inúmeros amigos, professores e pesquisadores em diversas partes do mundo e tive a oportunidade de utilizar o TIGRAN® em uma das pesquisas do meu doutorado”, relata Jacob.

Sobre Ricardo Jacob:

– Cirurgião Dentista graduado pela FOP-UNICAMP.

– Implantodontista.

– Mestrado pela Faculdade de Medicina de Botucatu.

– Doutorado na FOA-UNESP.

– Membro da American Academy of Implant Dentistry – AAID

– Membro da European Association for Osseointegration – EAO

– Membro do International Congress of Oral Implantologists – ICOI

Sobre Rodrigo Neiva:

– Chefe do Departamento de Periodontia da Universidade da Flórida – Gainesville

– Diplomado pelo American Board of Periodontology

– MSD; PhD na Universidade de Michigan

– Research Fellowship in Periodontology – Universidade de Michigan

– Membro do International Congress of Oral Implantologists – ICOI

– Membro da American Academy of Periodontology

– Membro da American Academy of Osseointegration

– Idealizador da técnica de Osseodensificação e criador do sistema Densah Bur Versah de Osseodensificação

– Autor de diversas técnicas de enxertos e regeneração tecidual guiada